32.72.118 CASA DO ESPANHOL
LAJES • CALDEIRA DAS LAJES
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XV/SÉC.XVII
DESCRIÇÃO: Casa de habitação de planta quadrada, com dois pisos, balcão adossado à fachada principal e forno de volume exterior de planta quadrangular, com "chaminé de mãos postas", adossado à fachada lateral esquerda.
O balcão é suportado por uma arcaria quadripartida, com vãos de volta perfeita assentes em impostas sobre pilares de secção quadrangular. O mesmo tipo de arcaria existe no piso térreo, formando uma cruz que suporta as paredes internas (em pedra aparelhada) do piso superior e divide o espaço em quatro quadrados iguais.
O acesso principal ao piso superior faz-se por um lanço de escadas perpendicular à fachada, que liga o balcão a um patim situado a uma cota intermédia. Nesse patim convergem outro lanço de escadas (paralelo ao primeiro mas de sentido contrário) e um conjunto de degraus maiores que se estendem em frente à arcada do balcão. Os muretes de protecção do complexo de escadas e patim prolongam-se definindo um pátio à frente do balcão.
Na fachada posterior, ao nível do pavimento do piso superior, está encastrada uma calha por onde escorrem as águas sujas provenientes da cozinha.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção dos pilares, dos arcos, do balcão, da chaminé e dos cunhais e molduras dos vãos da fachada principal que são em cantaria. As janelas são de guilhotina de três folhas. A cobertura é constituída por dois telhados paralelos de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematados por beiral simples.
Os lintéis, em cantaria, da maioria das portas interiores e dos vãos internos das janelas, têm um ligeiro recorte de sabor manuelino.
Em frente do edifício existe um tanque de lavagem em cantaria. No "cerrado" contíguo (à esquerda do edifício) existem ruínas que podem ter sido de um poço.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Complexo das escadas, conjunto das arcarias e vergas das portas internas e dos vãos das janelas do piso superior.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 12-H do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória"
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-06-08
< anteriores




seguintes >
mapa: 72
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-31