32.54.113 CASA RURAL - RUA PADRE DR. LOURENÇO ÁVILA
LAJES • RUA PADRE DR. LOURENÇO ÁVILA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por habitação, palheiro, "caixa de água", abrigo para o tanque de lavagem e anexo para arrumos.
A habitação é do tipo linear em "L", com dois pisos, sendo o inferior correspondente às lojas (com lagar). Tem dois balcões com escadas de acesso exterior: um ao longo da fachada principal (face externa do braço maior do "L") e outro no topo do braço menor do "L". O forno, de volume exterior, planta rectangular e com "janelinha do lar", está adossado à extremidade do braço maior do "L". A chaminé é de forma troncopiramidal, de secção rectangular, tem cornija e é rematada por duas fugas cilíndricas: "chaminé de duas grotas". A fachada lateral direita, fronteira à estrada, é prolongada lateralmente por dois panos de parede em curva, correspondentes aos topos dos balcões, definindo um recuo da casa em relação à estrada e aos muros que a acompanham. A eixo desta fachada lateral, ao nível do piso térreo, existe um óculo circular. No topo do braço curto do "L" existem dois óculos circulares, simétricos em relação à porta axial. Ao centro da fachada principal existe uma cartela em relevo com a inscrição "J. V. M. / 1943". O imóvel é caiado de branco, com excepção do soco, dos cunhais, da faixa sob o beiral, das molduras dos vãos (recortadas) e das guardas e pavimentos dos balcões que são em cantaria. As janelas são de guilhotina de três folhas. A cobertura é do tipo de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples.
O palheiro situa-se à esquerda e recuado em relação à habitação, definindo com esta um pequeno pátio. Tem planta trapezoidal e um piso. É construído em alvenaria de pedra seca com os cunhais e os vãos aparelhados. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional.
A "caixa de água" está adossada à empena direita do palheiro e é construída em cantaria. Entre a "caixa" e o extremo do braço maior da habitação foi edificado um abrigo para o tanque de lavagem. É construído em alvenaria de pedra seca com cobertura de uma água revestida com material betuminoso.
Adossado ao balcão da fachada principal da habitação situa-se um pequeno anexo para arrumos que é construído em alvenaria de pedra seca com cobertura de uma água também revestida com material betuminoso.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: "Caixa de água".
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa cartela na fachada principal: "1943".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 66/Terceira do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores"
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-06-07
< anteriores




seguintes >
mapa: 54
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14