32.53.111 CASA RURAL - RUA PADRE GREGÓRIO B. ROCHA
LAJES • RUA PADRE GREGÓRIO B. ROCHA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por habitação, palheiro, "alpendre" (abrigo para carro de bois), currais de porco, retrete e "burra de milho".
A habitação é do tipo linear em "U", com dois pisos, resultando o piso térreo do aproveitamento do declive do terreno. Neste piso situam-se as lojas, cujo acesso se faz por uma passagem sob o balcão adossado à fachada principal. O forno, de volume exterior e planta quadrangular, com "chaminé de mãos postas", está adossado à fachada lateral direita da habitação. O edifício é construído em alvenaria rebocada e caiada de branco, com excepção dos cunhais, da cornija, das molduras dos vãos (recortadas) e do balcão (pavimento e guarda) que são em cantaria à vista. As janelas são de guilhotina de três folhas. A cobertura é do tipo de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples. O interior do "U" foi preenchido por um anexo (instalações sanitárias) construído em alvenaria rebocada e caiada de branco com cobertura em laje de betão armado.
O palheiro e o "alpendre" estão à direita da habitação. Têm plantas rectangulares, um piso e são construídos em alvenaria de pedra seca. A cobertura do palheiro é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples. O "alpendre" tem cobertura de uma água em chapa ondulada. No espaço entre a habitação e o palheiro foi construído um telheiro para abrigo de um automóvel.
A retrete e um pequeno quarto para arrumos estão adossados à fachada posterior do palheiro e são construídos em alvenaria de blocos de cimento. Os currais de porco, em cantaria, situam-se por trás do "alpendre".
A "burra de milho" está colocada no terreiro atrás da habitação, próximo dos currais de porco.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-06-04
< anteriores




seguintes >
mapa: 53
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14