32.53.108 CASAS DE HABITAÇÃO - RUA DO CRUZEIRO
LAJES • RUA DO CRUZEIRO
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Conjunto edificado constituído por três habitações. Duas das habitações (B e C) situam-se em propriedades contíguas do mesmo lado da rua, enquanto a outra (A), uma casa rural, conhecida por Casa dos Morgados, situa-se do outro lado.
Todos os imóveis têm dois pisos (com lojas no piso térreo), e balcões e estão datados na fachada principal. Dois deles (A e C) têm planta rectangular e sótão. O outro (B) é do tipo linear em "L". Dois dos imóveis (A e B) têm forno de volume exterior de planta rectangular com "chaminé de mãos postas" com cornija.
São os três construídos em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco, com excepção dos socos, dos cunhais, das cornijas, das molduras dos vãos (recortadas) e dos remates do balcões que são em cantaria. Os vãos centrais das fachadas principais são rematados por cornija. Um dos imóveis (B) tem os vãos com verga curva. Dois deles (A e B) têm janelas de guilhotina e o terceiro (C) tem janelas de dois batentes. Num imóvel (A) a janela do sótão (com guarda em ferro fundido) tem a zona da bandeira em arco trilobado. Os pavimentos e guardas dos balcões de duas casas (A e B) são em cantaria.
Dois dos imóveis (A e C) têm coberturas de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematadas por beiral duplo. O outro (B) tem cobertura do tipo de quatro águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples.
Do conjunto é ainda de salientar um curral de porco, um palheiro, uma "caixa de água" e uma retrete pertencentes à casa rural (A). O curral de porco é construído em cantaria sendo o vão do chiqueiro em arco rebaixado. O palheiro, com abrigo para carro de bois, é um edifício de planta rectangular e com dois pisos, construído em alvenaria de pedra seca (bem aparelhada), e tem cobertura de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples. A "caixa de água" é construída em cantaria.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrições em cartelas respectivamente nas fachadas das casas (A), (B) e (C): "1937", "1876" e "1926".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Fichas 6-H e 7-H do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória".
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-06-04
< anteriores




seguintes >
mapa: 53
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14