32.53.105 BAIRRO DA ALDEIA NOVA DAS LAJES
LAJES • ALDEIA NOVA DAS LAJES
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Bairro planeado, constituído por uma série de casas de habitação geminadas de um só piso, alinhadas ao longo de arruamentos rectilíneos e em volta de uma praça central quadrangular, com um chafariz ao centro.
As casas de habitação têm planta quadrangular, fachada de janela/porta/janela e forno de volume exterior, com "chaminé de mãos postas", nas traseiras.
O chafariz é constituído por um pano de parede vertical situado entre duas pias simetricamente posicionadas. É construído em cantaria e assenta num embasamento quadrangular também em pedra. A face orientada a sul tem uma placa com a seguinte inscrição "ESTE FONTANÁRIO / FOI CONSTRUÍDO / PELAS FORÇAS / ANGLO-AMERICANAS / PARA OS HABITANTES DA ALDEIA NOVA DAS LAGENS / 1945" e a bica inserida numa estrela de oito pontas em alto-relevo. Na face orientada a norte, com a mesma inscrição em inglês, a pia toma a forma de bebedouro para animais.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição no chafariz: "1945".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação, arruamentos e chafariz
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação, arruamentos e chafariz
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Freguesias da Praia, Pedro de Merelim, Vol.I, Direcção Regional de Orientação Pedagógica, Angra do Heroísmo, 1982
OBSERVAÇÕES: A construção deste bairro iniciou-se em Fevereiro de 1944 e decorreu da necessidade de realojamento das famílias cujas casas foram demolidas por causa da construção das estruturas da Base das Lajes.
A norte da praça central situa-se uma escola primária, integrada no bairro, com uma lápide que refere a construção do mesmo ("1944-1945").
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-06-04
< anteriores




seguintes >
mapa: 53
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14