32.53.103 CASA RURAL - RUA PADRE LINO VIEIRA FAGUNDES
LAJES • RUA PADRE LINO VIEIRA FAGUNDES
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por habitação, palheiro, "alpendre" (abrigo para carro de bois) e poço.
A habitação é de planta rectangular, com dois pisos, construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada, excepto os socos, os cunhais (apilastrados), a cornija e as molduras dos vãos (com verga curva) que são em cantaria pintada de cinzento. A cobertura é de quatro águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples. Tem forno de volume exterior e planta quadrangular, adossado à fachada lateral esquerda, com "chaminé de mãos postas" com cornija. As janelas são de guilhotina de três folhas. Nas fachadas posterior e lateral esquerda, ao nível do piso térreo, existem pequenos vãos respectivamente de verga recta e de verga curva, com gradeamento de madeira ou de ferro. Na fachada principal, junto à porta central, há um óculo circular. Na loja do piso térreo situa-se um lagar. No balcão de acesso exterior à cozinha foram construídos uma casa de banho e um depósito de água. Na cozinha encontra-se uma "vasa" (pia de despejos embutida na parede). Ao longo da fachada lateral direita e de parte da fachada principal existe um balcão raso, murado.
O poço, de grande dimensão e boca parcialmente circular construída em cantaria, situa-se à frente da fachada principal da habitação.
No lado direito da habitação, junto ao portão de entrada na propriedade e encostado ao palheiro (com "atafona"), que se encontra em ruínas, situa-se o "alpendre", construído com grandes lajes de pedra aparelhada nomeadamente na cobertura.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: A cobertura lajeada do "alpendre" e, pela sua invulgar dimensão, o poço .
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-07-10
< anteriores




seguintes >
mapa: 53
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14