32.4.13 FORTE DE SANTA CATARINA
CABO DA PRAIA • PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA MILITAR
IMÓVEL DE INTERESSE PÚBLICO
(Resolução nº28/80, de 29 de Abril)
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XV/SÉC.XVII
 
DESCRIÇÃO: Fortificação de tipo abaluartado, de planta pentagonal irregular e altura equivalente a dois pisos.
No seu interior, ao nível do piso térreo, existe uma construção rectangular com um piso e cobertura de uma água em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples. Em frente desta construção situa-se uma rampa que dá acesso ao adarve.
O acesso ao forte faz-se por um portão inserido num vão rematado em arco abatido assente em mísulas. Sobre o portão, ao nível do piso superior, eleva-se uma pequena guarita de planta pentagonal irregular construída em alvenaria de pedra à vista com cobertura piramidal revestida a cimento.
O imóvel é rebocado e pintado de amarelo com os cunhais, as molduras dos vãos e o cordão envolvente em pedra à vista.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Forte
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: "Tombo do Forte de Santa Catarina do Cabo da Praia", Comissão do Tombo das Propriedades do Ministério da Guerra, Lisboa, 8.7.188?, Arquivo da DRC; "Proposta de Classificação do Forte de Santa Catarina do Cabo da Praia - Ilha Terceira - como Imóvel de Interesse Público", 15.11.1976, Arquivo da DRC; "Forte de Santa Catarina", Manuel Faria, in Diário Insular, Ano LII, nº 15747, de 10/11 de Janeiro de 1998; Freguesias da Praia, Pedro de Merelim, Vol.I, Direcção Regional de Orientação Pedagógica, Angra do Heroísmo, 1982.
OBSERVAÇÕES: Nas proximidades, ainda na Zona Portuária da Praia da Vitória, existe uma pequena estrutura militar enterrada ("posição de metralhadora"), construída por ocasião da IIª Guerra Mundial, recentemente recuperada.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-05-14




seguintes >
mapa: 4
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-31