32.29.16 IMPÉRIO DO ESPÍRITO SANTO DA FONTE DO BASTARDO
FONTE DO BASTARDO • ESTRADA REGIONAL
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício de planta quadrangular de um só piso.
Tem três vãos na fachada principal (uma porta ladeada por janelas) e duas janelas em cada uma das laterais. Os vãos da fachada principal têm a zona da bandeira em arco trilobado. Todas as janelas têm uma pequena guarda em ferro fundido. A fachada é encimada por um frontão contracurvado limitado por uma cornija tendo, no vértice, uma coroa do Espírito Santo sobre elementos decorativos vegetalistas. O frontão é ladeado por pináculos. O tímpano está em grande parte preenchido por um elemento decorativo onde está inscrita a data "1913".
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco, à excepção dos colunelos entre os vãos, das cornijas e dos elementos decorativos que são pintados de amarelo, verde e vermelho. O soco é pintado de preto. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana de produção industrial. A escada de acesso é de madeira e amovível.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição no frontão: "1913".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Império do Espírito Santo
FUNÇÃO ACTUAL: Império do Espírito Santo
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 55/Terceira do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores"; Ficha 2-A do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória".
OBSERVAÇÕES: A "despensa" deste império situa-se do outro lado da estrada.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-05-19




seguintes >
mapa: 29
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14