32.19.68 IMPÉRIO DO ESPÍRITO SANTO DAS FIGUEIRAS DO PAIM
SANTA CRUZ • FIGUEIRAS DO PAIM
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício de planta quadrangular, com um piso, rebocado e pintado de branco, com excepção dos elementos salientes da fachada que são pintados de azul, amarelo, vermelho e verde. Cada uma das fachadas é preenchida por três vãos, enquadrados por arcos abatidos, assentes em colunelos de secção circular. As janelas (com guardas de ferro fundido) e a porta são rematadas em arco quebrado. Os cunhais são constituídos por dois colunelos geminados. As fachadas são rematadas por uma platibanda com relevos apilastrados na vertical dos colunelos. Os ângulos são pontuados por pináculos. Ao eixo da fachada principal existe um pequeno frontão curvo rematado nas extremidades por volutas, com a inscrição "IMPÉRIO DA CARIDADE", uma pomba do Espírito Santo e, em baixo, ao centro, uma placa com um trevo de quatro folhas com a data "1954".
A "despensa" é um corpo rectangular contínuo, encostado ao tardoz do império e perpendicular a este, que apresenta duas fachadas simétricas nas frentes livres em ambos os lados do império. É um edifício de um piso, rebocado e pintado de branco, com o soco, os cunhais, as pilastras, as cornijas, os elementos da platibanda e as molduras pintados de azul. Os vãos centrais têm verga curva e todos são encimados por cornijas. As platibandas têm datas por extenso e rosetas em relevo. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana de produção industrial.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrições nas platibandas da "despensa": "28 de Setembro de 1941" e "23 de Setembro de 1995". Inscrição no frontão do império: "1954".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Império do Espírito Santo
FUNÇÃO ACTUAL: Império do Espírito Santo
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 28-E do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória"
OBSERVAÇÕES: Também é conhecido por Império da Caridade.
Este império e a respectiva "despensa" foram deslocados da sua implantação original devido à abertura de um arruamento.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-24
< anteriores




seguintes >
mapa: 19
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-31