32.17.20 CASA DE SÃO CAETANO
SANTA CRUZ • CANADA DE SÃO CAETANO, BELO JARDIM, CASA DA RIBEIRA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural com dois pisos e planta rectangular, resultante da ampliação de uma casa de planta em "L". É precedida de um pátio de forma irregular, acessível por dois portões de madeira: um ao centro, com quatro degraus, e outro no extremo esquerdo.
O imóvel é rebocado e caiado, com os cunhais, o soco, as pilastras, a cornija, as molduras dos vãos (com verga curva) e o remate da guarda do pátio fronteiro em cantaria. A fachada principal tem cinco vãos em cada piso (portas no piso térreo e janelas no piso superior) e dois óculos elípticos a ladear a porta central, sobre a qual existe uma cartela com a data "1855". As janelas são de guilhotina de duas folhas. Na fachada posterior estão abertos vãos de diferentes tipos e dimensões. A cobertura é do tipo de quatro águas, em telha de meia-cana, rematada por beiral simples. A ampliação criou uma beira falsa na fachada lateral esquerda, na qual a cornija é interrompida para dar lugar a um beiral duplo.
O forno, de volume exterior e planta rectangular, está adossado à fachada posterior do edifício. É rebocado e caiado e tem cobertura de uma água em telha de meia-cana tradicional. Sobre o forno assenta a "chaminé de mãos postas", com cornija, em cantaria à vista. Ao lado direito do forno desenvolve-se um lanço de escadas que dá acesso à cozinha, situada no piso superior.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa cartela na fachada principal: "1855".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ruas e Lugares da Praya (Notas para a sua História), Paulo de Ávila de Melo, Vol.I, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Praia da Vitória, 1994; Ficha 6-D do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória".
OBSERVAÇÕES: Neste imóvel, onde outrora existiu a Ermida de São Caetano, esteve instalado o Recolhimento de São Caetano.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-24




seguintes >
mapa: 17
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14