32.16.19 CASA RURAL - CANADA DO PICO
FONTE DO BASTARDO • CANADA DO PICO, ÁLAMOS BRAVOS
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
 
DESCRIÇÃO: Casa rural do tipo linear, com um piso e um balcão ao longo da fachada principal. Tem seis vãos nesta fachada (quatro portas e duas janelas), estando a última porta do lado direito separada dos restantes vãos por uma pilastra.
É construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção da fachada lateral direita que é só parcialmente rebocada e caiada. Os cunhais, a pilastra e as molduras dos vãos são em cantaria pintada de verde e preto. As janelas são de guilhotina de três folhas.
O pavimento interior é em lajes de pedra e o acesso à "falsa" faz-se por uma escada amovível.
O forno, de volume exterior e planta semicircular, com "chaminé de mãos postas" com cornija, é de grandes dimensões e está adossado ao tardoz do edifício. É rebocado e caiado. A cobertura do imóvel é actualmente de três águas, em telha de meia-cana tradicional, rematadas por beiral duplo. A água posterior foi prolongada de modo a cobrir um anexo junto ao forno.
O imóvel tem uma cisterna adossada a meio do tardoz. A retrete é um corpo isolado que se situa um pouco atrás e à direita da habitação, anexa ao curral de porco situado no ângulo dos muros que delimitam o terreno.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição na fachada: "1884".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
OBSERVAÇÕES: O imóvel aparenta ter sido ampliado para o seu lado direito e acrescentado de um anexo junto ao forno.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-14




seguintes >
mapa: 16
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14