32.16.17 CASA RURAL - CAMINHO DE SÃO JOSÉ
FONTE DO BASTARDO • CAMINHO DE SÃO JOSÉ
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por habitação, palheiro e curral de porco contíguos, abrigo para carro de bois ("alpendre") e cisterna, articulados por espaços murados.
A habitação tem planta em "L", um piso e balcão à frente da fachada principal (braço maior do "L"). É construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada. O soco (pintado de preto), os cunhais e as molduras dos vãos são em cantaria. As janelas são de guilhotina de três folhas. A guarda do balcão é em cantaria, rematada nos ângulos por pináculos. O forno de planta semicircular, com a "chaminé de mãos postas" em cantaria, está adossado ao tardoz do braço maior do "L". A cobertura da habitação é do tipo de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral duplo. A cisterna encontra-se no ângulo interno do "L" da habitação.
O palheiro localiza-se à esquerda da habitação. O alpendre situa-se à frente da habitação. Estes imóveis são construídos em alvenaria de pedra à vista com os cunhais e os vãos aparelhados. As suas coberturas são de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, rematadas por beirais simples.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-15




seguintes >
mapa: 16
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14