32.16.11 CASA DO "CHICO SOUSA"
CABO DA PRAIA • RUA DAS PEDRAS
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por duas habitações, edifícios de apoio à agricultura e outros anexos inseridos num conjunto de espaços abertos (alguns dos quais ajardinados).
A habitação principal, de planta rectangular, com dois pisos, está implantada na frente de rua. A casa dos caseiros, do tipo linear, com um piso, está implantada perpendicularmente à rua delimitando o terreno pela extrema esquerda. Os restantes edifícios, contíguos à casa dos caseiros, estão recuados em relação à rua.
O conjunto edificado delimita um terreno ajardinado, de nível, a uma cota superior à da rua, limitado por um muro de suporte sobre o qual assentam guardas em ferro fundido alternadas com pilaretes de alvenaria. O acesso aos edifícios secundários faz-se através do balcão, perpendicular à rua, que se estende ao longo da fachada da habitação dos caseiros.
Todas as edificações são rebocadas e caiadas, com os socos, os cunhais e as molduras dos vãos pintados. O edifício principal, com cornija e cunhais aparelhados, tem o soco saliente e mais elaborado. Os respectivos vãos têm verga curva, sendo as janelas de guilhotina de duas folhas. Ao eixo da fachada, ao nível do rés-do-chão, existe um óculo elíptico com a moldura recortada em cordame. Tem forno de volume exterior, de planta rectangular (com "chaminé de mãos postas", com uma cornija rudimentar), adossado à fachada posterior. A cobertura é de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade agrícola
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-13




seguintes >
mapa: 16
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14