32.16.10 CASA DA FAMÍLIA ORNELAS
CABO DA PRAIA • RUA DAS PEDRAS
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício de planta quadrangular com um piso e sótão com "torrinha". Assenta num embasamento que o eleva e destaca da estrada formando um balcão à frente da fachada principal. O acesso a partir da rua faz-se por um conjunto de cinco degraus situados a meio do balcão cuja guarda é de madeira.
Na fachada principal existem cinco vãos com a porta ao centro. Por cima desta eleva-se a "torrinha" com uma janela de peito. Os vãos centrais (porta e janela da "torrinha") são de verga curva com cornija, enquanto os restantes são de verga recta recortada. O edifício é rebocado e pintado de branco. O soco, os cunhais, a cornija e as molduras dos vãos são pintados de cinzento. As janelas são de guilhotina de três folhas. A cobertura é de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples.
Adossado à fachada lateral esquerda situa-se um edifício de características mais simples, onde funciona a adega, a cuja fachada lateral esquerda, por sua vez, encosta uma cisterna.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 5-B do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória"
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-13




seguintes >
mapa: 16
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-08-17