32.14.3 CASA DE HABITAÇÃO COM "TORRINHA" - CANADA DA SERRA
CABO DA PRAIA • CANADA DA SERRA, PORTO MARTINS
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Edifício de planta rectangular, com um piso e sótão, construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco com excepção do soco, dos cunhais, da cornija e das molduras dos vãos (recortadas) que são em cantaria à vista. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples sobre cornija, nas fachadas, e por cornija simples nas empenas.
A verga da porta da fachada principal é encimada por uma cornija. Sobre esse vão, ao nível da cobertura, existe uma "torrinha", com sacada protegida por uma guarda em ferro fundido. O respectivo vão tem a verga em forma de "V" invertido. As janelas são de guilhotina de duas folhas. Em cada uma das empenas laterais, ao nível do sótão, existe um óculo hexagonal sobre uma grande cartela datada.
Na fachada posterior, à esquerda, está adossada uma cisterna (que envolve o corpo da casa de banho acrescentado em data recente) e, à direita, o forno de volume exterior, de planta quadrangular, com "chaminé de mãos postas".
A garagem, em corpo independente, com um piso e planta quadrangular, é contígua à empena direita da habitação.
O edifício e os anexos estão assentes numa plataforma quadrangular nivelada, limitada por um murete, de cujo canto sai um caminho sobrelevado, constituído por uma acumulação das pedras do terreno, que atravessa currais de vinha.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição nas cartelas das empenas: "1878".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-05-17




seguintes >
mapa: 14
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14