32.13.1 CASA DE HABITAÇÃO - ESTRADA DE SANTA MARGARIDA
CABO DA PRAIA • ESTRADA DE SANTA MARGARIDA, PORTO MARTINS
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação, de planta em "L" com dois pisos (loja no piso inferior e habitação no superior, ao nível da rua) e largo balcão ao longo das duas frentes do "L". Tem forno de volume exterior, de planta quadrangular, com "chaminé de mãos postas". O espaço entre o forno e o ângulo do "L" foi preenchido por uma galeria envidraçada ao nível do piso superior.
A construção é em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco excepto as molduras dos vãos, os cunhais e os remates do balcão que estão pintados de azul. Os vãos têm moldura de contorno recortado com verga recta. A cobertura é do tipo de quatro águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples.
O ângulo do "L" é fechado exteriormente com um muro, formando um pequeno pátio de serviço acessível por uma porta de verga curva com uma cartela datada.
O ramo do "L" perpendicular à estrada fica fronteiro ao jardim da casa que está organizado em vários níveis. O acesso principal à habitação faz-se pelo portão do jardim que abre para uma plataforma que, por sua vez, dá acesso tanto ao jardim como ao balcão da casa. O balcão é ritmadamente marcado por pilaretes rematados por pináculos atarracados.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa cartela sobre a verga da porta do pátio de serviço: "1872".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-04-11




seguintes >
mapa: 13
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-03-14