Sobre o projecto
 

Jorge A. Paulus Bruno
Coordenador do Projecto do Inventário do Património Imóvel dos Açores

O variado património edificado nas ilhas dos Açores é potencialmente resultado das características geográficas do arquipélago (clima, geologia, localização), da individualidade de cada ilha e do tipo de ocupação e actividade que ao longo do tempo o homem exerceu, a que acresce ainda uma significativa variedade de usos e costumes provenientes de outras culturas.

Este Património corporiza em si a maneira muito peculiar do homem açoriano viver e estar na vida. Os imóveis antigos, ainda hoje existentes, constituem potenciais meios para o estudo da sua história e da sua identidade cultural, na medida em que encerram em si expressões materiais e do domínio das mentalidades de relevante dimensão e importância.

O correcto conhecimento dos mais representativos exemplares deste património imóvel, através do processo da sua inventariação é, a qualquer nível, indispensável para o desenvolvimento do Arquipélago, na medida das potencialidades que este património comporta, quer ao nível sócio-cultural quer ao nível das áreas ligadas à economia.

O Inventário do Património Imóvel dos Açores é, por conseguinte, um projecto de natureza cultural, lançado e financiado pela Direcção Regional da Cultura cuja execução foi confiada ao Instituto Açoriano de Cultura. Para o efeito foi celebrado um contrato de cooperação que estabelece as obrigações destas instituições na sua execução e desenvolvimento. Ao Instituto Açoriano de Cultura compete proceder à inventariação de todo o património imóvel dos Açores, cabendo-lhe, exclusivamente, a orientação dos trabalhos e a sua inerente responsabilidade intelectual, científica e técnica, e à Direcção Regional da Cultura, entidade a quem se destina a matriz do inventário, o financiamento do projecto.

Os concelhos inventariados
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-09