22.221.79 CASA DE HABITAÇÃO - RUA DE SÃO FRANCISCO, Nos38 A 44
CONCEIÇÃO • RUA DE SÃO FRANCISCO, Nos38 A 44
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII
DESCRIÇÃO: Casa de habitação urbana com dois pisos.
A fachada principal tem três portas e um portão no piso térreo, cada um correspondente a um vão do piso superior. A eixo, acima do pavimento do segundo piso, há um óculo oval para iluminação da escada. De cada lado do óculo, em posição simétrica, situa-se uma janela de sacada com varanda saliente, seguida de uma janela de peito. As molduras dos vãos do piso superior têm frisos com dois rombos em ponta de diamante, nas janelas de peito, e três rombos nas janelas de sacada, encimados por cornijas, característicos do "estilo micaelense". As guardas das varandas são em ferro fundido.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto os cunhais, a cornija, a faixa sob a cornija, as molduras dos vãos e as consolas das varandas que são em cantaria à vista. O soco é de reboco pintado de cinzento. A cobertura é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, com beiral duplo.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Molduras dos vãos do piso superior.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 12-G2 do "Inventário do Património Arquitectónico da Ribeira Grande"; Ficha 12-G2 do "Plano de Urbanização da Ribeira Grande - Património Construído".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz parte de um conjunto edificado.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2003-01-19
REMISSÕES: 22.220.112
< anteriores




seguintes >
mapa: 221
São Miguel, Ribeira Grande
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-12-12