11.42.10 CASAS RURAIS - MIRANTE
ALMAGREIRA • MIRANTE
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Conjunto de duas casas rurais encostadas, com palheiro, retrete, anexo para arrumos, curral e outros anexos.
Uma das casas (A) é térrea e tem planta rectangular. A outra (B) tem planta em "L" e loja no piso inferior por aproveitamento do desnível do terreno. O acesso à habitação faz-se por um lanço de escadas e balcão com banquetas. Por baixo do balcão existe um espaço para arrumos. No ângulo do "L" existem vestígios de uma cisterna.
Ambas as habitações têm "caixa do lar" (com chaminé de secção rectangular) e forno semicilíndrico salientes. São construídas em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção dos remates do murete do balcão e da parte superior das banquetas que são em cantaria. Os socos, os cunhais e as molduras dos vãos são pintados com almagre. As coberturas são do tipo de quatro águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral duplo.
O palheiro está situado nas proximidades da habitação (B), junto à sua fachada lateral esquerda. É construído em alvenaria de pedra seca. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples.
A retrete e o anexo para arrumos, de construção mais recente, estão situados na parte posterior das habitações.
O curral, de planta subcircular, situa-se no terreno fronteiro à habitação (B). É construído em alvenaria de pedra seca e está parcialmente destruído.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade rural
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-03-16




seguintes >
mapa: 42
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-11-03