11.41.15 CASA RURAL - RUA DO CONGRO
ALMAGREIRA • RUA DO CONGRO
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por habitação, palheiro, curral de bovinos, currais de porco e retrete.
A habitação é de planta rectangular com dois pisos (loja no piso térreo por aproveitamento do declive e habitação no piso superior). Tem "caixa do lar" (com "chaminé de vapor") e forno semicilíndrico salientes.
O corpo da habitação é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada, sendo o soco, os cunhais e as molduras dos vãos pintados de almagre. As janelas são de guilhotina de duas folhas. A cobertura é de quatro águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples. O acesso à habitação faz-se por escada e balcão adossado à fachada principal. No ângulo do forno com o corpo da habitação encontra-se um anexo de madeira.
Os currais do porco e a retrete estão situados perto da fachada lateral direita da habitação e são construídos em alvenaria de pedra seca.
O palheiro e o curral de bovinos encontram-se junto à fachada lateral esquerda da habitação. O palheiro tem planta rectangular com um piso. É construído em alvenaria de pedra seca. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples. O curral é constituído por um telheiro assente numa estrutura de madeira cuja cobertura resulta do prolongamento de uma das águas do palheiro.
Fronteiro à habitação encontra-se um recinto murado.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade rural
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-03-17




seguintes >
mapa: 41
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-11-03