11.32.126 FORNOS - SALVATERRA, VALVERDE
VILA DO PORTO • SALVATERRA, VALVERDE
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Conjunto constituído por dois fornos de telha contíguos, de planta quadrangular, e por uma terceira estrutura, aparentemente um forno de cal, que fica no mesmo alinhamento dos outros dois mas ligeiramente afastada. Os restos de muros que se encontram no terreno são indícios de que os fornos fizeram parte de uma estrutura mais complexa.
Cada forno de telha tem na parte anterior um vão – “boca superior” – com arco de volta perfeita e, no tardoz, a um nível mais baixo aproveitando a inclinação do terreno, outro vão – “boca inferior” – com arco de volta perfeita, mais pequeno, por onde se faz a alimentação da lenha.
São construídos em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção das bocas que são em cantaria à vista. As coberturas são de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, rematadas por beiral simples. Ambos os fornos têm vários orifícios quadrados, abaixo do beiral, para ventilação.
O forno de cal, quase coberto pela vegetação, aparenta ter uma forma cilíndrica não coberta e tem uma pequena abertura em arco quebrado junto ao chão. É construído em alvenaria de pedra.
FUNÇÃO INICIAL: Fornos de telha e de cal
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-04-06
< anteriores


mapa: 32
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-07-24