11.32.1 CASA RURAL COM MOINHO DE VENTO - CARREIRA
ALMAGREIRA • CARREIRA
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa rural constituída por habitação, moinho de vento e anexos de apoio à actividade agrícola.
A habitação é de planta quadrangular com dois pisos (loja no piso térreo, por aproveitamento do declive do terreno, e habitação no piso superior) e sótão. Tem "caixa do lar" (com "janela da gateira" e "chaminé de vapor") e forno salientes.
É construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção do soco, dos cunhais, das cornijas, das molduras dos vãos e dos remates dos muretes que são de cantaria pintada de verde. Os vãos da fachada são encimados por cornija. As janelas são de guilhotina de duas folhas. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral duplo. Na fachada principal o beiral assenta numa pequena cornija.
O acesso à loja faz-se por um balcão térreo que se estende ao longo da fachada. Tem outro balcão mais alto, de acesso ao piso superior, encostado ao tardoz e empena esquerda, sob o qual existe um espaço para arrumos e uma cisterna. Tem outro corpo para arrumos adossado ao forno e à "caixa do lar".
Os dois anexos, de planta rectangular com um piso, estão agrupados junto à parte posterior da habitação. São construídos em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção das molduras dos vãos que são pintadas de verde. As coberturas são em telha de meia-cana tradicional rematadas por beiral simples. Uma das coberturas é de duas águas e a outra é de uma água.
O moinho de vento, de cúpula rotativa, localiza-se num cerrado na parte posterior da habitação. A cúpula já desapareceu e o mecanismo está destruído. Mantém-se de pé o corpo fixo, troncocónico, construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada. Tem duas portas opostas, no piso térreo, e quatro janelas no superior. Há vestígios de um terceiro vão no piso térreo.

ELEMENTOS DATADOS: Inscrição na verga da porta no tardoz da habitação: "1917".

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação, moinho e apoio à actividade rural
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade rural
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 2/Santa Maria do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores"; Ficha 2/Santa Maria da "Inventariação-Moinhos de Vento" da SRTA/DRA.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-03-14




seguintes >
mapa: 32
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-11-10