11.25.122 ERMIDA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
VILA DO PORTO • LARGO SOUSA E SILVA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
CONJUNTO PROTEGIDO
(Decreto Legislativo Regional nº22/92/A, de 21 de Outubro)
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVII/SÉC.XVIII
DESCRIÇÃO: Ermida de planta rectangular com a capela-mor, ligeiramente mais estreita, igualmente rectangular. O corpo da sacristia, quadrangular, fica adossado à capela-mor, ao lado esquerdo.
A fachada, enquadrada por dois fortes cunhais e por um soco ligeiramente saliente (de perfil recortado), tem um portal axial encimado por uma janela rectangular. O portal, com duplo lintel e cornija saliente, é rematado lateralmente por duas pilastras cujas bases e plintos são relevados sobre o soco. Na parte superior do portal encontra-se o correspondente relevo sobre a cornija e, sobre esta, pináculos embebidos. A janela tem, igualmente, duplo lintel e cornija. A fachada é rematada superiormente por uma cornija que acompanha a inclinação das duas águas do telhado. No topo da cumeeira, encontra-se uma cruz em pedra sobre base do mesmo material. A cornija prolonga-se ligeiramente na fachada lateral esquerda de modo a servir de apoio a um campanário paralelepipédico com um vão (sem sino) rematado em arco de volta inteira sobre impostas. O campanário é rematado por cornija.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção do soco, dos cunhais, das cornijas e das molduras dos vãos que são em cantaria à vista. As coberturas, de duas águas no corpo da nave e de quatro águas no corpo da sacristia, são em telha de meia-cana tradicional rematadas por beiral duplo.
No interior do corpo da ermida, do lado do evangelho, encontra-se um púlpito em madeira pintada, com pilaretes em talha que alternam com pares de balaústres torsos.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Ermida
FUNÇÃO ACTUAL: Ermida
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha A-4 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto"; Ficha 5/Santa Maria do "Levantamento do Património Arquitectónico da Vila do Porto", SREC/DRAC.
OBSERVAÇÕES: Esta ermida é também conhecida por Ermida de Santa Luzia.
O interior encontra-se em restauro.
REMISSÕES: 11.24.97; 11.24.106.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-04-07
< anteriores


mapa: 25
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-11-04