11.25.120 CASA DE MATEUS DUARTE DA CÂMARA
VILA DO PORTO • RUA FREI GONÇALO VELHO, Nº14 A 20
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
CONJUNTO PROTEGIDO
(Decreto Legislativo Regional nº22/92/A, de 21 de Outubro)
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Habitação com dois pisos e sótão, construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada, à excepção do soco, das molduras dos vãos, dos cunhais e das cornijas que são de cantaria. Os vãos da fachada principal (quatro portas no rés-do-chão e quatro janelas de sacada no primeiro andar rigorosamente espaçadas e alinhadas) são rematadas em arco de volta perfeita. Nesta fachada existem ainda dois óculos quadrangulares (com os lados curvos), ao nível do piso térreo, situados entre os vãos dos extremos e os cunhais. Tanto as molduras dos vãos como os cunhais incluem, a intervalos regulares, pedras molduradas salientes. Os vãos da fachada lateral direita são de verga recta, excepto a porta existente ao eixo do piso térreo que é rematada em arco de volta perfeita. Existe uma pequena cornija a separar o piso térreo do piso superior.
No interior e nas traseiras encontram-se anexos e vestígios de construções mais antigas que devem ter sido parcialmente integrados numa remodelação oitocentista.
A cobertura, actualmente inexistente, seria de duas águas.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Ruína
FUN ÇÃO INICIAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Plano de Salvaguarda da Vila do Porto, Santa Maria, 1ª fase, Análise, Paulo Gouveia, SREC/DRAC, 1992; Ficha A-7 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto"; Ficha 14/Santa Maria do "Levantamento do Património Arquitectónico da Vila do Porto", SREC/DRAC.
REMISSÕES: 11.24.97; 11.24.106.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-04-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 25
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-11-04