61.91.16 CASA RURAL - RUA DE SÃO CAETANO
SÃO CAETANO • RUA DE SÃO CAETANO
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
 
DESCRIÇÃO: Casa rural de grandes dimensões constituída por habitação, edifício de apoio às actividades agrícolas, cisterna e currais de porco.
A habitação é constituída por dois corpos (corpo principal e corpo da cozinha) encostados, com comunicação interna ao nível do piso superior.
O corpo principal é saliente na fachada principal em relação ao corpo da cozinha. É de planta rectangular, tem dois pisos mais sótão e é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada. Ao nível do sótão e no centro da fachada principal possui uma água furtada na continuidade da frontaria. A cobertura é de duas águas, com beiral duplo na fachada principal, em telha de meia-cana tradicional. A cumeeira da água furtada é perpendicular à cumeeira do resto do corpo. O acesso ao piso superior faz-se através de um balcão encostado à empena esquerda.
O corpo da cozinha é de planta rectangular, de dois pisos, também construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional. O acesso ao piso superior faz-se através de um balcão. Possui forno interior com chaminé de grandes dimensões.
Encostado à empena direita da cozinha encontra-se o edifício de apoio às actividades agrícolas, formando um "L" com aquela. Tem planta rectangular, dois pisos em alvenaria de pedra rebocada e caiada e cobertura de duas águas em telha de meia-cana tradicional. No interior deste "L", e na frente do corpo principal, existem dois recintos ao nível do piso térreo para criação e guarda de animais.
Anexa a este conjunto encontra-se ainda a cisterna, de grandes dimensões, com curral de porco encostado.
Entre a cisterna e os restantes edifícios existe um caminho de entrada com piso formado por uma malha de pedra aparelhada preenchida com pequenos calhaus rolados.
Adossado ao tardoz da habitação existe um muro largo que serve de acesso aos terrenos de cultivo.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Apoio a actividades agrícolas e abrigo de animais
OBSERVAÇÕES: [Esta espécie foi substancialmente danificada pelo sismo de 9.7.98.]
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-05-21




seguintes >
mapa: 91
Pico. Madalena
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-07