61.59.20 CAPELA DO CEMITÉRIO DE SÃO MATEUS
SÃO MATEUS • RUA DA BOAVISTA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
 
DESCRIÇÃO: Capela de cemitério e percurso com portal, rampa e escadas, ladeado por muros com a extremidade em secção triangular.
A pequena capela é de planta rectangular, construída em alvenaria em pedra rebocada e caiada, com excepção dos cunhais, das molduras dos vãos, das cornijas e dos pináculos que são em pedra à vista. A cobertura é de duas águas em telha de aba e canudo.
A fachada principal tem um portal ao centro, ladeado por janelas, tendo todos os vãos arcos de volta perfeita. É rematada por uma cornija, onde assenta um frontão com enrolamentos no tímpano no qual estão inscritas as datas de "1890" e "1969".
O frontão é rematado e atravessado por cornijas, tendo todas pináculos nas extremidades. A superior é encimada por uma cruz.
O portal de entrada no recinto de percurso é em arco quebrado assente em impostas. A zona superior é rematada por enrolamentos e encimada por uma cornija com uma cruz de pedra.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa moldura na capela: "1890"; inscrição por baixo da moldura na capela: "1969"; inscrição no portal de entrada: "1968".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Capela
FUNÇÃO ACTUAL: Capela (casa mortuária)
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-05-22




seguintes >
mapa: 59
Pico. Madalena
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-07