61.58.19 SANTUÁRIO DO BOM JESUS MILAGROSO DE SÃO MATEUS DO PICO
SÃO MATEUS • LARGO DA IGREJA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Igreja de três naves, com sacristias de ambos os lados, junto à capela-mor, e capela do lado da epístola, junto à sacristia.
A fachada principal é composta por um corpo central ladeado por duas torres sineiras de planta quadrangular.
O corpo central está organizado em três partes separadas por pilastras, existindo em cada uma delas um portal, com arco de volta perfeita, encimado por uma janela de verga curva e com moldura na zona do avental. Este corpo é rematado por uma cornija, que se prolonga para ambos os lados abraçando as torres, sobrepujada por um frontão com enrolamentos no tímpano no qual, entre os prolongamentos dos pilastras da fachada, se encontra uma moldura elíptica com a inscrição "SÃO / MATEUS / 1842". O frontão é encimado por uma cruz de pedra e rematado por pináculos nas extremidades das duas cornijas que o atravessam.
As torres sineiras são rematadas por uma cornija com pináculos sobre os cunhais e encimadas por coruchéus piramidais.
Todo o imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, com excepção dos cunhais, do soco, das molduras dos vãos, das pilastras, do frontão e dos pináculos que são em pedra à vista. A cobertura é de duas águas em telha de aba e canudo.
A nave central está separada das laterais por colunas de base e fuste quadrangulares, encimadas por arcos de volta perfeita assentes em impostas. As colunas e os arcos são pintados com motivos decorativos.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa moldura no frontão: "1842".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Igreja paroquial
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 311 do 2º Relatório Intercalar, Anexo II, Tomo I do "Estudo de Salvaguarda do Património Natural e Edificado Característico da Cultura da Vinha da Ilha do Pico" (ESP)
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-05-22




seguintes >
mapa: 58
Pico. Madalena
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-07