41.43.39 Casa de habitação - caminho de cima
LUZ • Caminho de Cima, nº 69
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
 
DESCRIÇÃO: Casa de habitação de planta quadrangular, com um piso e telhado de duas águas desiguais, disposta obliquamente em relação à estrada. A fachada principal tem uma porta à esquerda, de acesso à cozinha, e, à direita, a janela da sala/quarto, alinhada com a cumeeira do telhado. A janela tem a verga mais alta que a da porta e "namoradeiras" no interior. A fachada lateral esquerda, que acompanha todo o comprimento do rectângulo da cozinha, é prolongada pela excrescência do volume do forno. Deste emerge uma chaminé de "mãos-postas" (perfil triangular), de grandes dimensões, com uma "janelinha do lar" à direita da qual fica a janela da cozinha.
A sala/quarto, que tem uma porta para o exterior na parede oposta à cozinha, está separada por uma divisória de alvenaria de um pequeno quarto sobre o qual assenta o pavimento do "sótão" ("falsa") – pequeno mezanino acessível pela sala através de uma escada amovível e que serve para ampliar a área de dormir.
A casa é construída em alvenaria de pedra à vista, tendo as molduras dos vãos pintadas de branco. A chaminé e o interior da casa são rebocados e pintados. A cobertura é em telha de meia-cana tradicional com beiral simples.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/29
< anteriores




seguintes >
mapa: 43
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores