41.3.3 CASA RURAL - VITÓRIA
GUADALUPE • VitÓria, nos 48 e 50
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
 
DESCRIÇÃO: Casa rural composta por habitação, palheiro e "lagar" (adega), com um "alpendre do gado" (curral) e uma cisterna anexos.
A habitação, situada na frente de rua, tem planta rectangular e uma fachada do tipo "janela/porta/janela". Sobre a porta há uma lápide com a inscrição: "FEZ POR / EMPREITADA / PODEROSO C. PICANÇO / 1893". Tem um forno quadrangular saliente, no tardoz, com uma chaminé rectangular da mesma largura.
O palheiro encosta à direita da habitação, estando as fachadas no mesmo plano. É de planta rectangular e tem um portão baixo para o carro de bois, uma janela e uma porta distribuídos irregularmente na fachada principal.
O "lagar" é um corpo rectangular paralelo ao palheiro e a cujo tardoz encosta. Tem apenas uma porta na empena direita.
À esquerda da casa há uma cisterna com poço de acesso, abastecida através de uma caleira que recebe a água da chuva do telhado da habitação e passa "em ponte" sobre o lintel do portal que acede às traseiras. Atrás da cisterna fica o "alpendre do gado".
A habitação é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada (na fachada principal e na empena esquerda), excepto os cunhais e as molduras dos vãos (recortadas no reboco) que são pintados de cinzento. Tem uma faixa pintada de cinzento que simula o soco. A cobertura é de duas águas desiguais, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples.
O palheiro, a adega, a cisterna e o "alpendre" são construídos em alvenaria de pedra à vista. As coberturas, de duas águas no palheiro e na adega e de uma água no "alpendre", são em telha de meia-cana tradicional rematadas por beiral simples.
ELEMENTOS DATADOS: Cartela na fachada principal com a data "1893" inscrita.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade rural
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade rural
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/23




seguintes >
mapa: 3
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores