41.31.33 Casa rural - Barro Branco
GUADALUPE • Barro Branco, nº 90
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural de planta em "L", com um piso, com o braço maior implantado na perpendicular à rua e a uma cota inferior a esta. O acesso à casa faz-se por um lance de nove degraus que vence o desnível entre a rua e o terreno.
A fachada principal (face externa do braço maior do "L") apresenta duas portas: a da esquerda acede à cozinha e a da direita à sala/quarto. Ao lado direito desta última, perto do beiral, há uma "janelinha de falsa". No interior, esta janela ilumina um estrado tipo mezanino que ocupa aproximadamente um terço da área do compartimento e que era usado como zona de dormir. O braço menor do "L", que entesta por trás da sala, corresponde a um quarto. A cozinha é de pequenas dimensões e apresenta a zona do "lar" ainda bem preservada. O volume do forno, de planta trapezoidal, encosta ao tardoz da casa em posição simétrica ao braço pequeno do "L" e tem uma chaminé de "mãos-postas" (perfil trapezoidal com remate triangular). O espaço entre ambos foi preenchido por uma instalação sanitária de construção mais recente que não respeitou a volumetria e a expressão da casa pré-existente, contribuindo para a sua descaraterização.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada excepto o soco e as molduras dos vãos que são pintados de cor-de-rosa. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional com beiral simples. A cobertura do braço menor do "L" corresponde ao prolongamento da água posterior do braço maior. A cobertura da instalação sanitária é em laje horizontal de betão armado.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
OBSERVAÇÕES: No terreno que envolve a casa há uma série de anexos de apoio à actividade rural já em ruinas.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/24
< anteriores




seguintes >
mapa: 31
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores