41.23.35 Tanque, cisterna e lavadouros - Lugar do Tanque
GUADALUPE • Lugar do Tanque
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
   
DESCRIÇÃO: Complexo de recolha, armazenamento e distribuição pública de água situado no lugar do Tanque, junto à Serra Branca. É composto por uma grande cisterna que abastece um tanque a céu aberto, situado a um nível ligeiramente inferior, e por um alpendre, um pouco mais abaixo, onde se situam os lavadouros.
A cisterna, rectangular, está enterrada e protegida por um recinto murado, também rectangular, acessível por uma porta axial por cima da qual está a inscrição "OP / 1869". Ao lado esquerdo da porta há um conjunto de azulejos com a inscrição: "CÂMARA MUNICIAL / GRACIOSA / TANQUE VELHO / CAPACIDADE 780M3". No interior do recinto, ao lado esquerdo da porta, há uma ruína de uma pequena construção rectangular. É construída em alvenaria de pedra parcialmente rebocada e caiada de branco e cor-de-rosa. A cisterna está dividida em três naves por fiadas de arcos de volta inteira que sustentam uma cobertura abobadada. Está cheia de água até à altura das impostas. Na cobertura há nove respiradouros com tampas circulares caiadas.
O tanque, rectangular, é construído em alvenaria de pedra parcialmente rebocada e caiada pelo lado de dentro. Tem três bicas que despejam a água excedente da cisterna.
O alpendre é constituído por três paredes construídas em alvenaria de pedra à vista. A parede da esquerda prolonga-se para sul e dobra a 90 graus formando uma protecção. O quarto lado do alpendre, aberto, tem três pilares de secção quadrada que suportam uma viga de betão armado onde repousa a cobertura de uma água em telha de meia-cana. No interior, ao centro, há um quarto pilar de reforço.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição por cima da porta de entrada no recinto da cisterna com a data "1869".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Recolha, armazenamento e distribuição pública de água
FUNÇÃO ACTUAL: Recolha, armazenamento e distribuição pública de água
OBSERVAÇÕES: Numa zona mais elevada do terreno há um outro tanque, quadrangular, de menores dimensões.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/24
< anteriores




seguintes >
mapa: 23
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores