41.21.28 Ermida de SÃo Miguel Arcanjo
GUADALUPE • Caminho das Almas, Tanque
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII
DESCRIÇÃO: Ermida implantada num adro murado e nivelado de modo a contrariar o acentuado desnível do arruamento adjacente. É composta pelo corpo da nave, pelo corpo da capela-mor e pelo corpo da sacristia que encosta à fachada lateral direita da capela-mor. A fachada principal é delimitada pelo soco, pelos cunhais de grandes dimensões e por uma cornija que acompanha a inclinação das águas do telhado prolongando-se sob o beiral das fachadas laterais. Sobre o cunhal do lado direito há um campanário rudimentar. A moldura da porta axial tem as arestas boleadas e uma pequena cornija a rematar o lintel. Mais acima há uma cornija maior sem ligação ao lintel.
O interior da nave é simples e despojado. O arco triunfal é rematado em arco de volta inteira assente em impostas e tem bases salientes. A capela-mor tem uma janela do lado do evangelho e, do lado da epístola, uma porta de ligação à sacristia cujas molduras têm as arestas boleadas. Na parede do fundo há um retábulo ingénuo em madeira pintada.
O edifício é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco excepto o soco, os cunhais, as cornijas, as molduras dos vãos, o campanário e o arco triunfal que são em cantaria à vista. A cobertura é de duas águas comuns à nave e à capela-mor, prolongando-se sobre o corpo da sacristia, em telha de aba e canudo castanha que contribui para a descaracterização do imóvel.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Ermida
FUNÇÃO ACTUAL: Ermida
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Igrejas e Ermidas da Graciosa, Vital Cordeiro Dias Pereira, Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Angra do Heroísmo, 1986; Ilha Graciosa (Açores) / Descripção Historica e Topographica, Antonio Borges do Canto Moniz, edição facsimilada (1883), Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 1981; Ficha 56 e 57/Graciosa do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores".
OBSERVAÇÕES: Do outro lado do arruamento situam-se um "império" e uma grande cisterna para abastecimento público de água.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/26
< anteriores




seguintes >
mapa: 21
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores