41.21.24 Casa de habitaÇÃo - Caminho das Almas
GUADALUPE • Caminho das Almas, nos 59, 61 e 63
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação de dois pisos e sótão, situada na frente do caminho, assente num pequeno embasamento de pedra que a nivela.
A fachada principal é enquadrada pelo soco, pelos cunhais e por uma cornija que sustenta o beiral. Tem os vãos uniformemente distribuídos: três portas no piso térreo encimadas por três janelas de peito ao nível do segundo piso. Todos os vãos da fachada principal têm molduras salientes com as vergas recortadas. Na empena direita podem ver-se duas janelas de peito ao nível do segundo piso e uma janela axial, com a verga curva, ao nível do sótão. As molduras dos vãos, nesta fachada, são simples e recortadas no reboco.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco excepto o soco, os cunhais, a cornija e as molduras dos vãos que são em cantaria à vista. As janelas têm caixilhos de guilhotina em madeira. Na parte posterior há diversas ampliações construídas em betão armado cuja arquitectura negligente não está ao nível da qualidade arquitectónica do corpo principal da casa.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/27
< anteriores




seguintes >
mapa: 21
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores