41.21.22 Casa de habitaÇÃo - Caminho das Almas
GUADALUPE • Caminho das Almas, nos 43, 45 e 47
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação implantada na frente de rua, constituída por dois corpos. O corpo principal, que fica à face da rua, tem planta quadrangular com dois pisos mais sótão ("lojas" no piso térreo e habitação nos restantes). O corpo da cozinha, de planta rectangular, tem um só piso implantado ao nível do segundo piso do corpo principal, estando encostado ao respectivo tardoz mas ligeiramente desfasado. O forno (com chaminé de perfil trapezoidal e remate triangular) e a instalação sanitária de construção recente, prolongam o volume da cozinha na direcção paralela ao caminho. No ângulo do tardoz do corpo principal com o corpo da cozinha há um balcão com escada em pedra de acesso directo ao segundo piso.
A fachada principal apresenta os vãos uniformemente distribuídos, havendo três portas no piso térreo encimadas por janelas ao nível do piso superior: uma janela de sacada axial, com guarda em ferro fundido, ladeada por janelas de peito com guardas em ferro fundido à face das ombreiras. As molduras dos vãos são salientes e recortadas. A fachada é enquadrada pelo soco, pelos cunhais e por uma cornija que sustenta o beiral. Na empena direita há duas portas no piso térreo encimadas por janelas de peito no segundo piso e, ao nível do sótão, a eixo, uma janela de sacada com guarda em ferro fundido.
O edifício é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto o soco, os cunhais, as molduras dos vãos e as consolas das varandas que são em cantaria à vista. A cobertura é de duas águas em telha de aba e canudo com beiral simples em telha de canudo.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/26
< anteriores




seguintes >
mapa: 21
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores