41.21.19 Escola PrimÁria - caminho da Igreja
GUADALUPE • Caminho da Igreja
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA PÚBLICA CIVIL
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício de planta rectangular, sobre o comprido, com o lado maior paralelo à estrada, ocupando a maior parte do terreno murado em que se insere.
O acesso à porta principal faz-se através de um alpendre situado ao centro da fachada. De cada lado do alpendre há três grandes janelas uniformemente distribuídas. Por baixo do alpendre há uma pequena janela de cada lado da porta. Ao centro do tardoz encosta um corpo mais estreito e mais curto, com um alpendre de cada lado, que comunica com dois pequenos pátios de recreio, divididos por um muro. A frente do terreno, junto à estrada, é protegida por um murete com uma guarda de cimento armado com motivos geométricos.
O edifício é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco. O soco, os cunhais, a cornija, as molduras dos vãos (recortadas no reboco), as guardas, os remates dos muretes e os pilares que suportam o alpendre são pintados de cinzento. A cobertura é de quatro águas em telha de meia-cana tradicional com beiral simples. O corpo posterior fica coberto pelo prolongamento de uma das águas do corpo principal. O alpendre da fachada tem uma cobertura autónoma de três águas.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Escola Primária
FUNÇÃO ACTUAL: Sede de Escuteiros/ATL
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/27




seguintes >
mapa: 21
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores