41.20.18 Casas de habitaÇÃo - caminho da Igreja
GUADALUPE • Caminho da Igreja, nos 19, 21, 23, 25, 27, 29, 31 e 33
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Conjunto de duas casas de habitação geminadas, constituídas por dois corpos cada uma: os corpos principais, rectangulares, com dois pisos e sótão e os corpos das cozinhas, com dois pisos, também rectangulares mas muito mais pequenos e encostados na perpendicular ao tardoz de cada um dos corpos principais. Na casa da direita foi construída uma segunda cozinha que é a utilizada hoje em dia, também perpendicular ao tardoz, com dimensão, forno e chaminé semelhantes aos da primitiva.
Ambas as casas têm fachadas com quatro vãos uniformemente distribuídos em cada piso: quatro portas ao nível do piso térreo encimadas por janelas de peito com guardas em ferro fundido. São antecedidas por pequenos quintais com canteiros que contêm as escadas, em "L", de acesso aos balcões laterais que conduzem ao piso superior. O quintal da esquerda tem uma parte revestida com um empedrado decorativo a preto e branco onde ainda se consegue distinguir parte da inscrição: "MCM / ?????". Os balcões estendem-se a toda a largura das empenas dos corpos principais, em cada uma das quais se abre uma porta de vidro com uma janela de peito (com guarda em ferro fundido) de cada lado. Sobre ambas as portas, ao nível do sótão, há uma janela de sacada com guarda de ferro fundido. Sob cada balcão há duas passagens para acesso ao piso térreo, cobertas com grandes vergas de pedra e com vãos em arco abatido.
As casas são construídas em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto os socos, os cunhais, a pilastra que as separa e as molduras dos vãos (recortadas no reboco) que são em cantaria pintada de cinzento. Os remates das guardas dos balcões e das escadas são em cantaria à vista. As coberturas são de duas águas em telha de meia-cana tradicional com beiral simples.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
OBSERVAÇÕES: A casa da esquerda está actualmente dividida em dois fogos.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/28




seguintes >
mapa: 20
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores