41.11.12 Casa rural - Carreira Aberta
GUADALUPE • Carreira aberta, nº 50
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa rural situada junto à estrada, com um piso, actualmente de planta em "L" devido a uma ampliação. Está implantada no lado noroeste do terreno, tendo um palheiro do lado nordeste e, perto deste, uma horta.
A fachada principal da casa, correspondente ao rectângulo inicial, é do tipo "janela/porta/janela". Sobre a porta há uma cartela com a inscrição: "CONSTRUÍDA POR / EMPREITADA / EM 1891 POR / MANUEL DE SOUSA / COELHO". Em cada empena há uma porta. No tardoz, alinhado com a empena direita, encosta o corpo rectangular do forno, com uma chaminé de secção rectangular. A ampliação, com forno e chaminé próprios, encosta à empena esquerda. Há ainda uma segunda ampliação, mais recente, no ângulo do primeiro forno com o tardoz.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco excepto os cunhais e as molduras dos vãos (recortadas no reboco e com janelas de guilhotina) que são em cantaria à vista. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional com beiral simples. A ampliação mais recente tem uma cobertura plana de betão armado.
ELEMENTOS DATADOS: Cartela sobre a porta com a data "1891" inscrita.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à actividade rural
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e apoio à actividade rural
OBSERVAÇÕES: Na cartela sobre a porta, o nome do empreiteiro foi parcialmente picado.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/23




seguintes >
mapa: 11
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores