41.11.11 Casa de habitaÇÃo - VitÓria
GUADALUPE • VitÓria, nos 185, 187 e 189
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação de planta rectangular, com dois pisos mais sótão ("lojas" no piso térreo e habitação nos pisos superiores), situada na frente de rua.
A fachada principal apresenta uma distribuição regular dos vãos, com três portas no piso térreo encimadas por janelas: as laterais são de peito e a central é de sacada. As portas laterais têm uma cancela de madeira até três quartos da altura. Entre a porta central e a da direita há um óculo circular. As empenas têm uma distribuição de vãos igualmente regular, sendo de peito as três janelas do segundo piso e de sacada a única janela do sótão (no piso térreo, na empena esquerda, há só duas portas e na empena direita uma). No prolongamento da empena direita, encostado ao tardoz, surge o volume do forno (amparado por um contraforte contínuo) do qual se destaca a chaminé de "mãos-postas" (de perfil trapezoidal e remate triangular). O forno situa-se ao nível do piso superior e assenta num embasamento saliente. No tardoz, encostado ao volume do forno, há um pequeno corpo anexo mais recente cuja implantação e arquitectura descuidadas prejudicam a qualidade arquitectónica da edificação inventariada.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco excepto os cunhais e as molduras dos vãos (recortadas no reboco) que são em cantaria à vista. A parte inferior da empena direita e o contraforte são em alvenaria de pedra à vista. O soco é pintado de cinzento. As sacadas têm guarda de ferro fundido. As janelas de peito da fachada principal e da empena esquerda têm pequenas guardas em ferro fundido. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional com beiral simples. Na fachada posterior há um algeroz que recolhe a água da chuva do telhado para a conduzir a um poço.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/23




seguintes >
mapa: 11
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores