82.24.56 MOINHO DO REI
FAZENDA • RIBEIRA FUNDA
CONSTRUÇÃO UTILITÁRIA
AGRÁRIA, PISCATÓRIA OU DE PRODUÇÃO ARTESANAL
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
 
DESCRIÇÃO: Moinho de água com dois pisos, de planta rectangular, situado numa encosta abaixo do nível da estrada, junto à Ribeira Funda, num espaço ajardinado.
No piso superior situa-se a habitação, por baixo da qual fica a sala das mós, acessível pela empena por aproveitamento do desnível do terreno. Dos três mecanismos de moagem, um era destinado a moer trigo e os outros dois milho. Sob este piso ficam os rodízios.
Na fachada virada para a ribeira podem ver-se duas janelas de guilhotina em cada piso, alinhadas entre si. Num nível inferior vêem-se os três vãos (arcos grosseiros) onde estão os rodízios, enquadrados por um fosso baixo.
O edifício é construído em alvenaria de pedra à vista tendo uma cobertura de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, com beiral simples e telhão na cumeeira.
Do lado esquerdo da entrada da habitação há um pequeno corpo mais recente (construído com os mesmos materiais do moinho) que corresponde a uma instalação sanitária. Perto do moinho há uma pequena construção em madeira que corresponde a uma cozinha exterior. O moinho, embora preparado para funcionar, está hoje adaptado a uma casa de fim-de-semana.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição num elemento de madeira junto à porta da habitação: "1882".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Moinho de água
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação sazonal
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: A ilha das Flores: Da redescoberta à actualidade (Subsídios para a sua História), Francisco António Nunes Pimentel Gomes, Câmara Municipal de Lajes das Flores, 1997; Walkers’ Guide to Lajes old footpath - Lajes das Flores, Azores, Pierluigi Bragaglia, Câmara Municipal de Lajes das Flores, 1994; Revista Municipal, nº 1, Câmara Municipal das Lajes das Flores, 1997; Ficha nº 8 da "Inventariação de Moinhos de Água" da SRTA/DRA, 1991.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2003-09-06
< anteriores




seguintes >
mapa: 24
Flores, Lajes
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2007-12-14