71.2.3 IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA
PRAIA DO ALMOXARIFE • RUA DA IGREJA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII
DESCRIÇÃO: Igreja de três naves, com sacristias nos lados do evangelho e da epístola e baptistério no lado da epístola.
A nave central está separada das laterais por colunas de fuste quadrangular encimadas por arcos de volta perfeita assentes em impostas. O arco triunfal é também de volta perfeita. O interior é rebocado e pintado, com excepção das colunas, dos arcos e das molduras que são em cantaria à vista.
A fachada principal está dividida em cinco corpos, separados por pilastras, correspondentes às três naves e às duas torres. Há uma porta de entrada correspondente a cada nave, sobrepujada por janelas de sacada com guardas de ferro. As torres têm pequenas janelas no alinhamento das portas e das sacadas. O corpo central é encimado por um frontão com enrolamentos, rematado por pináculos e por uma cruz. As torres têm planta rectangular, são encimadas por coruchéus de faces curvas e têm pináculos sobre os cunhais e a rematar os coruchéus. Sobre os corpos correspondentes às naves laterais há elementos decorativos rematados por pináculos que unem as torres ao frontão central.
O exterior é rebocado e pintado de branco com excepção da fachada principal e torres sineiras, que são revestidas com azulejos brancos, e dos cunhais, das molduras, das pilastras e dos ornamentos que são pintados de cinzento.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição na fachada principal: "1929 / 1770".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Igreja paroquial
OBSERVAÇÕES: Esta espécie foi substancialmente danificada pelo sismo de 9.7.98.
Nas proximidades situa-se um império do Espírito Santo.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-11-19




seguintes >
mapa: 2
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-07