71.10.199 IGREJA DAS ANGÚSTIAS
ANGÚSTIAS • RUA VASCO DA GAMA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Igreja de uma só nave com torres sineiras a ladear a fachada.
A parte central da fachada principal (correspondente ao corpo da nave), de dois pisos, tem três vãos por piso com arcos de volta perfeita e é rematada por um grande frontão recortado com arranques espiralados. Ao centro do frontão encontra-se um elemento decorativo em relevo, representando o coração de Jesus, envolvido por uma moldura circular.
As torres sineiras, de três pisos, têm um vão por piso, também em arco de volta perfeita, sendo os vãos do último piso os dos sinos. As torres são rematadas por cornijas e encimadas por coruchéus piramidais de base octogonal. Duas grandes cornijas na separação dos pisos envolvem a fachada e as torres.
A capela-mor, rectangular, abre para a nave através de um arco triunfal de volta inteira. A meio da nave, do lado da epístola, abre-se uma grande capela quase tão profunda como a capela-mor.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto o soco, os cunhais, as molduras e os ornamentos que são em cantaria à vista.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Igreja paroquial
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 5/Faial do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores"; Ficha 8 "Edifícios e Elementos de Qualidade - Plano de Urbanização da Cidade da Horta".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie foi danificada pelo sismo de 9.7.98 e faz parte de um conjunto edificado (71.12.125).
REMISSÕES: 71.12.125
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-01-31
< anteriores




seguintes >
mapa: 10
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-07